segunda-feira, 5 de abril de 2010

Chocolate, doces...comilança! Lembrou de cuidar bem dos dentes dos filhotes???

Os doces podem ser vilões nos cuidados com os dentes...mas o maior vilão mesmo é você! Pq? Simples assim...pq você é responsável pela higiene correta deles, mantendo-os saudáveis e livres de cáries!

Ah...nada como um sorriso branquinho não é?
Bom, eu já tive muitos problemas com meus dentes, agora que estão mais cuidados e que realmente aprendi a cuidá-los de forma eficaz, procuro além de cuidá-los, educar e incentivar meu filhote a evitar os problemas que tive, ou seja, mostrando e ajudando-o a cuidar dos seus dentinhos com uma boa educação alimentar e escovação correta. Todos nós podemos comer doces etc...só não podemos nos esquecer de limpar tudo depois. É como a história do "se sujar faz bem", não tem que evitar que a criança se suje, deixa sujar...depois...banho, corta unha, lava e cuida do cabelo...e por ahi vai.
Mas chega de lero-lero...pra ajudar mesmo, resolvi que toda segunda-feira vai ter "DICAS DE SAÚDE".
Meu colaborador vai ser o estudante de odontologia (aplicadíssimo) e futuro dentista (bem, bem loguinho...está no último semestre) Róbson ( meu irmão mais lindo e querido do mundo) o Dindinho do meu filhote! heheheh
Aqui as primeiras dicas enviadas por ele:

Por que escovar os dentes?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não escovamos os dentes apenas para remover restos de alimentos, mas sim para remover também, principalmente, a placa bacteriana que se forma sobre os dentes. A placa bacteriana é uma substância branco-amarelada, de consistência mole e pegajosa que se forma a partir de bactérias que se alimentam de restos de comida, principalmente daqueles que contém açúcar. Essas bactérias são as responsáveis pela produção dos ácidos que lentamente dissolvem o mineral dos dentes resultando na lesão de cárie. Além de causar a cárie, a placa bacteriana irrita e inflama a gengiva, causando a gengivite.

Qual a escova indicada para as crianças?

Uma escova de dentes com a cabeça pequena, cerdas macias e de cabo apropriado ao tamanho da mão de quem irá escovar. Se é a criança quem escova, cabo pequeno. Se os pais, cabo mais comprido. É fundamental observar se a escova está alcançando todos os lados de todos os dentes.

Qual a pasta de dente correta?

Até a erupção dos molares (18 meses) a pasta de dente deve ser sem flúor. A partir dessa fase, pode-se utilizar pasta com baixa concentração de flúor (500ppm). E a partir da idade escolar (6 anos) pode-se usar creme dental infantil ou adulto em concentração média de flúor (1100ppm). Apesar dessas indicações gerais, dependendo do risco de cárie da criança, o odontopediatra deve ser consultado para uma melhor avaliação.

E a quantidade correta?

O flúor encontrado nos cremes dentais é um grande aliado contra a cárie, mas quando em excesso pode causar fluorose, manchas nos dentes. A quantidade correta para crianças em idade pré-escolar é o tamanho de um grão de alpiste. Já as crianças em idade escolar, um grão de ervilha.

É preciso usar fio dental?

O fio dental tem a finalidade de remover a placa bacteriana que se forma entre os dentes, local onde a escova geralmente não alcança. Os dentes decíduos podem apresentar-se separados ou juntos (com contato). Nas crianças com espaços entre os dentes não há a necessidade de usar o fio, embora entre os molares (dentes posteriores) normalmente não há espaço e é preciso utilizar o fio dental. Já as crianças sem espaços entre os dentes o fio dental é imprescindível. É importante lembrar que somente aos 8 anos a maioria das crianças começa a ter destreza suficiente para utilizar o fio sozinha, antes disso é indispensável a ajuda do adulto.

Hoje é aceito por toda a sociedade acadêmica de odontologia que os bons hábitos bucais passados dos pais aos filhos, são os maiores influenciadores na saúde bucal deles quando jovens e adultos.

Este livrinho da Salamandra é uma ótima "pedida" no incentivo aos pequenos! E Sobre o livro:

Busque boas informações sobre cuidados com os dentes nessa página do site da Colgate abaixo, onde ha esclarecimento de muitas dúvidas e ótimas dicas!

1 comentários:

Anônimo disse...

Olá amiga

Sempre com bons conselhosheim , obrigada amiga.
Beijos grandes da xanó

Obrigada pela visita!!!! Carpe Diem!

Obrigada pela visita!!!! Carpe Diem!